Agentes de Endemias convocados pela Prefeitura de Belém denunciam atraso no cronograma

O edital publicado no Diário Oficial do Município (DOM) não foi seguido, e os 295 nomeados que já pediram exoneração de seus cargos anteriores cobram respostas.

Agentes de Endemias
Foto Divulgação

Dia 22 de fevereiro, a Prefeitura de Belém divulgou no Diário Oficial do Município (DOM) o Edital de Convocação dos aprovados no concurso para Agente de Combate a Endemias, totalizando 295 agentes previstos para comparecer.

Segundo o cronograma publicado, a 1ª etapa foi a apresentação de documentos, ocorrendo de 26 a 28 de fevereiro, a 2ª etapa ocorreu do dia 4 ao dia 6 de março, e a terceira e última etapa, que deveria ser a formalização de contratos, estava marcada para ocorrer do dia 11 ao dia 13 deste mês de março. Contudo, essa etapa não aconteceu. O edital, que saiu no diário, além de não ser seguido, também não teve nenhuma errata ou comunicado explicando aos convocados o que aconteceu ou com uma nova data.

Nas redes sociais da prefeitura, os nomeados pedem explicações. Um deles escreveu:

Atualmente, a rede municipal de saúde de Belém conta com 655 ACE’s. Os agentes de endemias são os responsáveis por fazer a inspeção e a vistoria de residências, depósitos e terrenos baldios, na busca de possíveis focos endêmicos e, também, na orientação quanto à prevenção e tratamento de doenças infecciosas.

Hoje (18) foi confirmada a primeira morte de dengue este ano em Belém, os agentes de endemias são fundamentais no combate e prevenção contra a doença, um trabalho extremamente importante que deve ser respeitado e valorizado.

Pedimos posicionamento a prefeitura de Belém e aguardamos retorno.

Leia também: