Adolescentes a partir de 16 anos já podem se inscrever como voluntários para a COP30 em Belém - Estado do Pará Online

Adolescentes a partir de 16 anos já podem se inscrever como voluntários para a COP30 em Belém

Inscrições vão até 11 de julho e incluem capacitação de 120 horas; menores precisam de autorização dos responsáveis

Divulgação

Jovens com 16 e 17 anos agora também podem se candidatar ao Programa de Voluntariado da COP30, que será realizada em novembro, em Belém. O edital com as regras da nova etapa foi publicado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) e as inscrições seguem abertas até 11 de julho, exclusivamente pela internet, nos sites da Sectet ou do programa.

A nova fase do processo seletivo amplia a participação da juventude da Região Metropolitana de Belém no evento climático. Para os menores de idade, é obrigatória a autorização dos pais ou responsáveis, mediante assinatura de um termo específico.

“Estamos muito felizes em abrir essa nova etapa do Programa de Voluntariado da COP30, agora com a possibilidade de participação para os jovens a partir de 16 anos. Queremos ampliar ainda mais o engajamento da nossa população, oferecendo uma oportunidade única para que estudantes vivenciem de perto um evento de importância mundial. Essa é uma forma de estimular a cidadania, o protagonismo juvenil e a conscientização sobre as mudanças climáticas. Acreditamos que a experiência vai marcar positivamente a vida de cada um dos participantes”, afirmou Victor Dias, secretário da Sectet.

Além de dar acesso aos mais jovens, o edital também permite uma nova chance para os interessados que perderam a primeira etapa de inscrições, realizada em junho. Há reserva de vagas: 5% são destinadas a pessoas com deficiência e 20% a candidatos indígenas ou de comunidades quilombolas.

Todos os selecionados passarão por uma capacitação obrigatória com 120 horas de duração, dividida em seis módulos. O conteúdo inclui temas como mudanças climáticas, turismo, comunicação intercultural e práticas para atuação em grandes eventos. O certificado obtido será exigido para que o voluntário possa atuar oficialmente durante a conferência.

A COP30 ocorrerá entre os dias 10 e 21 de novembro. Os candidatos devem ter disponibilidade para atuar conforme a programação oficial e o perfil buscado inclui boa comunicação, proatividade, organização e capacidade para lidar com situações variadas.

Leia Mais: