Uma operação articulada da Polícia Militar do Pará resultou na apreensão de cerca de uma tonelada de drogas em uma área isolada entre os municípios de Itaituba e Rurópolis, no sudoeste paraense. A carga estava em uma aeronave de pequeno porte interceptada na noite de quinta-feira (31), nas proximidades da vila de Divinópolis.
O sucesso da ação foi resultado de um trabalho de inteligência iniciado ainda em maio, voltado ao rastreamento de rotas utilizadas por organizações criminosas. O avião modelo Sêneca, vindo do sul da Venezuela, pousou em uma pista clandestina já monitorada pelas equipes. Um segundo avião, possivelmente do modelo Baron, está sendo procurado na região.
Segundo informações da PM, um brasileiro e um venezuelano estavam envolvidos na operação. As autoridades acreditam que as facções vêm adaptando suas rotas após o bloqueio de trechos fluviais no Baixo Amazonas, usando agora rotas aéreas para despistar a vigilância policial.
“Essas facções utilizam diversos modais como fluvial e aéreo, para o transporte de entorpecentes, tentando burlar o nosso sistema de monitoramento. Desta vez, o combate foi feito pelo ar. Monitoramos a movimentação dessa aeronave desde o mês de maio e conseguimos interceptá-la com precisão. As guarnições em terra também foram fundamentais para alcançar o ponto de pouso e garantir a apreensão da carga.”, destacou o Comandante-Geral da PM, coronel Dilson Júnior.
As equipes partiram por volta das 3h da manhã para alcançar a área onde o avião pousou. A localização é considerada de difícil acesso e já é conhecida por ser utilizada por grupos criminosos. As buscas seguem com o apoio do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp).
O secretário de Segurança Pública, Ualame Machado, reforçou que esta é mais uma grande apreensão do Estado no combate ao tráfico de drogas. Ele destacou que, com essa apreensão, o Pará se aproxima dos números totais registrados durante todo o ano de 2024, ainda nos primeiros oito meses de 2025.
“Nós aprendemos cerca de uma tonelada de skunk que havia sido transportada em aeronave, vindo possivelmente da Venezuela, e que as forças seguranças monitoraram e conseguiram apreender. Desta forma, é mais uma tonelada aprendida, certamente caminhando para um novo ano histórico em apreensões de drogas no Pará”, declarou Machado.
Até o momento, além da droga apreendida, dois homens foram presos, duas caminhonetes apreendidas e duas armas de fogo recolhidas. As diligências continuam na tentativa de localizar outros envolvidos e a segunda aeronave suspeita.
Deixe um comentário