Ação da Base Fluvial Candiru resulta na prisão de homem transportando 10 kg de drogas em Óbidos

Base Candiru intensifica combate ao tráfico de drogas nas rotas fluviais do Pará.

Foto: Divulgação

Uma operação realizada pela Base Integrada Fluvial Candiru, localizada em Óbidos, no Pará, resultou na prisão de um homem que transportava mais de 10 kg de drogas. A abordagem aconteceu na noite de segunda-feira, 2, quando agentes de segurança interceptaram uma embarcação oriunda de Manaus, no Amazonas. A ação contou com o apoio de policiais militares do Comando de Policiamento Regional I (CPR-I) e foi coordenada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).

De acordo com o secretário em exercício da Segup, Luciano de Oliveira, a embarcação fazia a rota do rio Amazonas, que margeia o município de Óbidos. Durante a fiscalização, os agentes localizaram os entorpecentes escondidos em uma mochila. “Nossos agentes, em conjunto com a polícia local, identificaram a droga e prenderam em flagrante um homem que assumiu ser o responsável pelos materiais ilícitos”, explicou.

Foto: Divulgação

O secretário destacou a importância das ações estratégicas realizadas na Base Candiru, especialmente no combate ao tráfico de drogas. “Essa base tem um papel estratégico fundamental, pois atua em uma região frequentemente utilizada para o transporte de cargas ilícitas. Nossas equipes realizam rondas diárias com o objetivo de inibir e coibir crimes nos rios do estado”, ressaltou Luciano de Oliveira.

Apreensão detalhada

Na diligência, realizada na embarcação “Davi VI”, que fazia o trajeto de Manaus para Santarém, os agentes encontraram 8,812 kg de substância semelhante à cocaína e 2,190 kg de maconha. O homem detido foi encaminhado à unidade de polícia civil em Óbidos para os procedimentos legais.

O coronel José Vilhena, diretor do Grupamento Fluvial de Segurança (Gflu), destacou os resultados positivos das operações realizadas pela Base Candiru. Ele também mencionou o trabalho da Base Antônio Lemos, localizada em Breves, no arquipélago do Marajó.

“Estamos alcançando resultados expressivos na segurança fluvial. Somente neste ano, conseguimos apreender mais de uma tonelada de drogas na região do Marajó. Essas operações demonstram a eficácia das estratégias adotadas pelo Estado no combate ao tráfico de drogas nas vias fluviais do Pará”, concluiu o coronel Vilhena.

Com informações de : Ascom Segup

Leia também: