A cidade de Abaetetuba será contemplada com a primeira Usina da Paz (UsiPaz) da Região de Integração Tocantins, cuja inauguração está marcada para este sábado, 29 de março. O equipamento, o 12º entregue pelo Governo do Estado, integra um programa reconhecido nacionalmente por promover inclusão social, cidadania e segurança à população.
Localizada na Rodovia Dr. João Miranda, no portal da cidade, a Usina oferecerá mais de 70 serviços gratuitos, incluindo cursos profissionalizantes, atividades esportivas, atendimento médico e emissão de documentos. O complexo também contará com espaços voltados para educação, cultura, lazer e assistência social.
Para os moradores, a chegada da UsiPaz representa um avanço significativo. “A vizinhança está animada, pois o projeto trará muitas oportunidades para os jovens e crianças, além de ajudar no desenvolvimento da comunidade”, destacou Antônia Souza, de 52 anos. A vendedora Benedita Rocha, que trabalha nas proximidades, pretende aproveitar os cursos profissionalizantes. “Quero conhecer a estrutura e me inscrever nas aulas de gastronomia”, afirmou.


Expansão das Usinas da Paz no Pará
Atualmente, 11 Usinas já estão em funcionamento no estado, sendo cinco em Belém (Jurunas/Condor, Guamá, Terra Firme, Bengui e Cabanagem) e seis em municípios do interior, como Ananindeua, Marituba, Castanhal, Marabá, Parauapebas e Canaã dos Carajás.
A secretária de Articulação da Cidadania, Elieth de Fátima Braga, ressaltou o impacto positivo da iniciativa para a população de Abaetetuba. “Com a chegada da Usina da Paz, os moradores desta região terão acesso a serviços que vão desde a educação até a assistência social, ampliando oportunidades e melhorando a qualidade de vida”, afirmou.
A inauguração contará com a presença do governador Helder Barbalho, da vice-governadora Hana Ghassan, autoridades municipais e membros da comunidade.
Além de Abaetetuba, outras 25 UsiPaz estão em construção em diferentes municípios, incluindo Altamira, Bragança, Cametá, Paragominas, Tucuruí, Santarém, Barcarena e São Félix do Xingu.
Leia também:
Deixe um comentário