A pedido do MPPA, Justiça faz busca e apreensão em empresa de ex-prefeito de Irituia

Segundo a denúncia do Ministério Público do Estado, Marcos Tonheiro (MDB) teria desviado equipamentos da Prefeitura de Irituia após perder as eleições de 2024

A Justiça autorizou o cumprimento de uma operação para investigar o sumiço de equipamentos da Prefeitura de Irituia após o ex-gestor, Marcos Tonheiro (MDB), perder as eleições de 2024. O caso veio a público após um trator desaparecer do pátio da prefeitura para ser utilizado de forma irregular em uma empresa privada ligada à família do político.

Segundo as investigações, o trator estava desaparecido desde o fim das eleições de 2024, que marcou a derrota eleitoral de Marcos Tonheiro. Após meses de busca, o equipamento foi localizado na fábrica de asfalto da família, localizada na BR-253, perto do município de Capitão Poço.

Testemunhas ouvidas pela polícia confirmaram que o trator vinha sendo usado rotineiramente para serviços privados, sem qualquer autorização legal. Fotos, vídeos e registros georreferenciados foram anexados ao inquérito e confirmam o uso do bem público em benefício da família do ex-gestor — o que caracteriza, em tese, crime de peculato.

Com a decisão do juiz Erichson Alves Pinto, a Polícia Civil pode recolher imediatamente o trator e devolver ao patrimônio municipal de Irituia.

A equipe do Estado do Pará Online solicitou nota à equipe do ex-prefeito Marcos Tonheiro, mas não teve retorno.

Leia também: