Em ‘reunião fechada’, Damares Alves ‘cobra’ criação de comitê para prevenção de tráfico de pessoas na COP 30

A ex-ministra disse que enviou um ofício sugerindo a criação do comitê para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, mas que o pedido nunca foi respondido.

Roque de Sá/Agência Senado

Na última semana, a nova presidente da Comissão de Direitos Humanos do Senado, Damares Alves (Republicanos-DF), esteve no Palácio do Itamaraty para uma reunião privada com o embaixador André Corrêa do Lago, presidente da COP 30, para ‘cobrar’ a criação de um comitê para prevenir o tráfico de pessoas e o abuso sexual de crianças e adolescentes durante o evento global.

A informação foi publicada pelo portal Metrópoles, que destacou ainda que, antes mesmo de assumir a comissão no Senado, Damares já vinha cobrando o governo Lula sobre o tema, relembrando que a senadora chegou a enviar um ofício a Corrêa do Lago para tratar do assunto.

Na reunião privada ocorrida na última quarta-feira (19), a ex-ministra também lembrou ao embaixador que enviou um ofício em 2024 para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, solicitando a criação do comitê, mas alegou que o pedido nunca foi respondido.

Segundo aliados da senadora, o resultado da reunião parece ter surtido efeito positivo. As autoridades mencionaram que o presidente da COP 30 teria se comprometido a articular o comitê em conjunto com os ministérios da Justiça e Segurança Pública e dos Direitos Humanos.

Leia também: