Belém terá plataforma oficial de reservas de hospedagem para a COP30, diz Valter Correia

Sobre os relatos de preços abusivos em diárias de hotéis divulgados em algumas plataformas, o secretário afirmou que o governo está dialogando com a rede hoteleira para evitar aumentos excessivos

Foto: Isabela Castilho/COP30

O secretário extraordinário da COP30, Valter Correia, detalhou os avanços e desafios na organização da 30ª Conferência da ONU sobre Mudança do Clima, que será realizada em novembro, em Belém, no Pará. O evento, um dos maiores do mundo sobre a crise climática, exigirá uma infraestrutura robusta para receber delegações internacionais.

A declaração de Correia ocorreu na semana passada, durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Parque da Cidade. Na ocasião, o secretário apresentou às autoridades as medidas que estão sendo adotadas para garantir a infraestrutura necessária ao evento. 

O secretário abordou a preocupação com a capacidade de hospedagem na cidade e informou que quase R$ 300 milhões foram investidos pelo Fungetur, do Ministério do Turismo, na modernização da rede hoteleira e na construção de novos empreendimentos. Um dos destaques é o hotel modular “Vila de Líderes”, que contará com mais de 400 apartamentos.

Sobre os relatos de preços abusivos em diárias de hotéis divulgados em algumas plataformas, o secretário afirmou que o governo está dialogando com a rede hoteleira para evitar aumentos excessivos. “Estamos sensibilizando os hotéis sobre o impacto negativo que tarifas elevadas podem ter no futuro turístico da região”, ressaltou.

Como medida adicional para organizar a oferta de hospedagem, Correia anunciou o lançamento de uma plataforma oficial de reservas, prevista para março. A ferramenta centralizará as acomodações disponíveis para delegados e demais participantes da COP30, garantindo maior controle e transparência nos preços.

Leia também: