O Pará não registra nenhum caso de roubo a banco na modalidade “novo cangaço” há um ano e cinco meses, um marco na segurança pública estadual. A informação foi divulgada pela Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac) na última sexta-feira (7), evidenciando o êxito das estratégias adotadas pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) no combate à criminalidade.
Com a utilização de tecnologias de inteligência e ações integradas entre diversas forças de segurança, o Pará se destaca na erradicação do “novo cangaço”, tipo de crime marcado por ataques violentos de grupos armados a instituições financeiras. Desde setembro de 2023, quando ocorreu o último caso, o Estado não registrou ocorrências desse tipo, que, em anos anteriores, causaram grandes prejuízos a municípios paraenses. A atuação da Segup, com o apoio de comitês especializados e um conjunto de estratégias preventivas e repressivas, resultou também na prisão e desarticulação de facções criminosas envolvidas em tais atividades.
Além da redução significativa de ocorrências, a Segup tem obtido alta resolutividade, como demonstrado pelo caso de Viseu, onde os criminosos foram localizados em menos de 72 horas. A cooperação entre as forças de segurança do Pará e o uso de investigações detalhadas são apontados como fatores-chave para o sucesso na repressão ao crime organizado.
Leia também:
Deixe um comentário