Mina ilegal de cobre onde três garimpeiros foram resgatados é alvo de operação da PF - Estado do Pará Online

Mina ilegal de cobre onde três garimpeiros foram resgatados é alvo de operação da PF

Foram expedidos dois mandados de prisão contra um chinês e um brasileiro, apontados como os principais financiadores do garimpo.

A mina de exploração ilegal de cobre onde três garimpeiros foram resgatados em janeiro faz parte do garimpo clandestino que foi alvo de uma operação realizada nesta sexta-feira (7) em Canaã dos Carajás, no sudeste do Pará. A ação contou com agentes da Polícia Federal, ICMBio, Ibama e Força Nacional.

No local, a PF encontrou poços de cobre com 50 metros de profundidade e 100 metros de comprimento, representando risco à vida dos garimpeiros. Em alguns casos, as condições de trabalho eram análogas à escravidão. O ICMBio estimou um prejuízo superior a R$ 362 milhões nos últimos cinco anos de funcionamento do garimpo, além de R$ 6,2 milhões em danos ambientais.

Durante a operação, os agentes inutilizaram ou apreenderam 10 motores, 15 acampamentos, duas canoas, duas armas e duas pás carregadeiras. A Justiça autorizou a destruição de máquinas e alojamentos utilizados na atividade criminosa, que ocorre dentro da Floresta Nacional de Itacaiúnas, uma das reservas mais importantes da região.

Foram expedidos dois mandados de prisão contra um chinês e um brasileiro, apontados como os principais financiadores do garimpo.

Leia também: