O Ministro do Turismo, Celso Sabino, solicitou licença do cargo para votar na eleição da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, que acontece neste sábado (1º). Sabino, que é deputado federal pelo União Brasil-PA, é um dos articuladores da candidatura de Hugo Motta (Republicanos-PB) à presidência da Casa. O retorno ao ministério está previsto para segunda-feira (3).
A eleição será realizada presencialmente, com início da sessão preparatória às 16h no Plenário Ulysses Guimarães. Para vencer em primeiro turno, o candidato precisa obter 257 votos. Caso contrário, a decisão será levada ao segundo turno entre os mais votados.
Até o momento, três parlamentares formalizaram candidatura à presidência da Câmara: Hugo Motta, Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ) e Marcel van Hattem (Novo-RS). Motta, deputado desde 2010, é apoiado por Sabino e articulou a formação de blocos partidários.
Além da presidência, a eleição definirá os demais cargos da Mesa Diretora, responsável pelos trabalhos legislativos e administrativos da Casa. O mandato é de dois anos, e os blocos formados para a disputa podem influenciar a distribuição das presidências das comissões pelos próximos quatro anos.
Leia também:
Deixe um comentário