O município de Tucuruí, no Pará, registrou um tremor de terra de magnitude 2.9 mR na madrugada de terça-feira (28), às 3h32 (horário de Brasília). O abalo sísmico foi detectado pelas estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) e analisado pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP). Não há relatos de que o tremor tenha sido sentido pela população.
Esse foi o segundo evento sísmico registrado no Pará em janeiro. No dia 17, um tremor de magnitude 2.3 mR foi identificado no município de Novo Repartimento.
Tremores de terra de baixa magnitude são relativamente comuns no Brasil e geralmente resultam da movimentação de pequenas fraturas na crosta terrestre devido a pressões geológicas.
A Rede Sismográfica Brasileira, coordenada pelo Observatório Nacional (ON/MCTI) com apoio do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM), é responsável pelo monitoramento da atividade sísmica no país. O sistema conta com cerca de 100 estações operadas por instituições como a USP, a Universidade de Brasília (UnB) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Leia também:
Deixe um comentário