Vídeo: servidores ambientais protestam em Belém por valorização e aprovação do PCCR

A mobilização chama a atenção para a situação dos servidores ambientais do estado, que, segundo eles, possuem um dos piores salários entre órgãos ambientais do país

Créditos: Mutrank

Servidores da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas) e do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio) realizaram, nesta quarta-feira (29), um protesto em Belém para reivindicar melhores condições salariais e a aprovação do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) da categoria.

Durante a manifestação, os trabalhadores avançaram e bloquearam a entrada da avenida Visconde de Souza Franco, causando congestionamento na região. A mobilização chama a atenção para a situação dos servidores ambientais do estado, que, segundo eles, possuem um dos piores salários entre órgãos ambientais do país.

Em um momento em que Belém se prepara para sediar a COP 30, evento global sobre mudanças climáticas e preservação ambiental, os servidores denunciam a falta de reconhecimento e valorização da categoria.

“Enquanto o mundo discute sustentabilidade e preservação ambiental, aqueles que lutam diariamente para proteger nossos recursos naturais recebem o pior salário do Brasil. Isso é inadmissível!”, afirmaram os manifestantes.

O grupo exige a aprovação imediata do PCCR, destacando que a valorização dos profissionais ambientais é essencial para garantir um futuro sustentável. A mobilização deve continuar até que haja um posicionamento do governo estadual.

Em nota, a Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad) informou que uma comissão das entidades sindicais foi recebida pelo corpo técnico da Seplad. A Seplad ainda esclareu que está em andamento o estudo do processo do plano de Cargos, Carreira e Remuneração da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (IDEFLOR-Bio).

Leia também: