Nas primeiras três semanas do ano, Belém registra redução de 1.400% nos casos de dengue - Estado do Pará Online

Nas primeiras três semanas do ano, Belém registra redução de 1.400% nos casos de dengue

Ações da Sesma de mutirões e educação em saúde seguem durante o período chuvoso.

ASCOM SESMA

Nos primeiros 20 dias de 2025, Belém apresentou uma redução de mais de 1.400% nos casos confirmados de dengue em comparação ao mesmo período de 2024. Este ano, apenas 11 casos foram registrados, contra 168 notificações no mesmo intervalo do ano passado, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma).

Apesar da queda significativa, a Sesma reforça a importância da continuidade das ações de combate ao Aedes aegypti, intensificando as visitas diárias e os mutirões nos bairros com maior número de notificações, especialmente durante o período de chuvas frequentes. Na próxima sexta-feira (24), a comunidade de Brasília, em Outeiro, receberá um mutirão de combate à dengue, que inclui vistorias e orientações à população sobre cuidados com criadouros.

O ano de 2024 foi considerado atípico em todo o país, com o registro de cerca de 6,5 milhões de casos prováveis de dengue, impulsionados pela circulação simultânea de quatro sorotipos do vírus. Em Belém, foram confirmados 3.189 casos em 2024, contra 443 em 2023.

Leia também: