Paraenses curtem véspera de Natal em clima de inverno amazônico

Influenciadora paraense brinca com as chuvas típicas da época, chamando-as de “toró-natalino”

Dezembro, época de comemoração natalina, traz o início do chamado “inverno amazônico”, período marcado por um maior volume de chuvas que seguem até maio. Em um vídeo descontraído nas redes sociais, a influenciadora paraense Tiane Melo, conhecida como Manga Poética, brincou sobre o clima ao afirmar: “No Pará não tem neve, mas tem toró natalino”.

Segundo a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), a previsão para esta terça-feira (24) inclui tempo nublado em quase todo o estado. Em Belém e região metropolitana, o dia começou ensolarado, mas pode haver chuvas à tarde e à noite. No Nordeste paraense, são esperadas chuvas isoladas, enquanto o Sudeste e o Sudoeste enfrentam maior instabilidade, com precipitações mais intensas. Já no Baixo Amazonas, Calha Norte e Arquipélago do Marajó, as chuvas serão pontuais, com momentos de tempo claro.

Inverno amazônico é o período mais chuvoso do ano, comum entre dezembro e maio, e se destaca por temperaturas mais amenas e maior nebulosidade, apesar de coincidir com meses de verão no calendário civil.

Leia também: