Aeroporto Internacional de Belém registra marca histórica de 4 milhões de passageiros em 2024

Este é o primeiro ano em que o terminal paraense atinge essa cifra, superando em 300 mil o recorde anterior, que era de 3,7 milhões de passageiros, registrado há uma década, em 2014.

Imagem interna do Aeroporto Internacional de Belém
Pedro Guerreiro/Agência Pará. O aeroporto é administrado pela NOA

O Aeroporto Internacional de Belém (Val-de-Cans) alcançou, na última segunda-feira (23), um marco histórico ao atender 4 milhões de passageiros ao longo de 2024. Este é o primeiro ano em que o terminal paraense atinge essa cifra, superando em 300 mil o recorde anterior, que era de 3,7 milhões de passageiros, registrado há uma década, em 2014. As informações foram divulgadas pela Norte da Amazônia Airports (NOA), a concessionária responsável pela administração do aeroporto.

Além desse feito, o aeroporto já havia registrado outro recorde em julho de 2024, quando atendeu 415 mil passageiros em um único mês, o maior fluxo já registrado para esse período. Segundo dados fornecidos pela NOA, entre janeiro e novembro de 2024, mais de 30,5 mil voos foram operados para 26 destinos nacionais e internacionais, representando um crescimento de 11,4% em comparação ao período correspondente.

O número de voos internacionais também teve um aumento significativo, crescendo 68% em relação ao ano passado. Mais de 1.500 voos foram realizados por companhias aéreas como Air France, Surinam Airways, TAP Air Portugal, Gol Linhas Aéreas e Azul Linhas Aéreas. Esses voos diretos transportaram mais de 154 mil passageiros para cidades como Caiena (Guiana Francesa), Paramaribo (Suriname), Lisboa (Portugal) e Fort Lauderdale (EUA).

Marco Antônio Migliorini, diretor-presidente da NOA, destacou que melhorias significativas estão sendo implementadas para proporcionar mais conforto e segurança aos viajantes. “Neste semestre, iniciamos a fase I-B da concessão, que prevê a modernização completa do aeroporto. Isso permitirá ampliar a capacidade de atendimento, otimizar o fluxo de passageiros e melhorar o conforto térmico”, afirmou.

Celebração

Para celebrar esses resultados positivos, foi realizado um “batismo de aeronave”. Os passageiros do voo AD4800, que teve origem na cidade de Parauapebas (Carajás), foram recebidos no aeroporto com a tradicional cerimônia em que jatos de água dos caminhões dos bombeiros são direcionados à aeronave.

Leia também: