Operação “Renascidos” combate crimes de falsificação em cidades paraenses; documentos eram usados por membros de facção

Os documentos falsificados incluíam RGs, CNHs, títulos de eleitor e até habilitações náuticas, que eram usados ​​por membros de facções criminosas, estelionatários e foragidos da Justiça

Créditos: divulgação/ Policia Federal

Na manhã desta quarta-feira (11) de dezembro de 2024, a operação “Renascidos”, realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) teve como foco desarticular uma ampla rede de falsificação de documentos. Entre as cidades alvos da operação, estão Belém, São Francisco do Pará e Breu Branco, onde mandados de busca e apreensão foram cumpridos.

Ação no Pará

No estado, a operação se concentrou na coleta de materiais relacionados a fraudes documentais que permitiram a criação de identidades falsas. Embora não tenham ocorrido prisões em território paraense, a execução dos mandados efetuados na apreensão de itens suspeitos, como documentos que poderão servir de prova no aprofundamento das investigações.

Segundo informações, os documentos falsificados incluíam RGs, CNHs, títulos de eleitor e até habilitações náuticas, que eram usados ​​por membros de facções criminosas, estelionatários e foragidos da Justiça.

Desarticulação de fraudes

A investigação aponta que o esquema de infração vai além da falsificação de documentos individuais. A rede era usada para forjar registros empresariais fraudulentos, permitindo que os envolvidos ocultassem suas identidades verdadeiras enquanto ampliavam suas atividades ilícitas.

A operação também visa confirmar o uso recorrente desses documentos por indivíduos com mandato de prisão em aberto.

Além disso, cerca de 20 veículos foram sequestrados durante a operação, medida autorizada pela 1ª Vara de Crimes Tributários, Organização Criminosa e Lavagem de Bens e Valores da Capital.

Leia também: