Um vídeo que circula nas redes sociais mostra Tiago Nunes, de 19 anos, natural de Rurópolis, no sudoeste do Pará, relatando as condições em que vivia na Ucrânia antes de morrer no conflito contra a Rússia. Nas imagens, o jovem aparece dentro de uma casa abandonada, utilizada para guardar armas e suprimentos. Ele mostra os cômodos, mencionando a falta de energia, o que o obrigava a deixar alimentos em sacolas do lado de fora, na neve.
No vídeo, Tiago é visto sentado em um sofá com armas ao lado e o local está repleto de armamentos, incluindo granadas, além de equipamentos para exercícios físicos.
Tiago comunicou sua família em outubro que iria para Manaus, mas, no dia 28 do mesmo mês, ligou para sua mãe revelando que estava na França e que seguiria para a Ucrânia para lutar contra o exército russo. Segundo ele, participar de uma guerra era um sonho pessoal.
O jovem, que não tinha treinamento militar, compartilhava com amigos e familiares seu desejo de ser soldado, frustrado por não conseguir ingressar no Exército Brasileiro. Na Ucrânia, ele publicou fotos fardado e segurando um fuzil, sinalizando sua participação no conflito.
A notícia da morte de Tiago ganhou destaque nacional e provocou comoção em sua cidade natal. A Prefeitura de Rurópolis publicou uma nota lamentando a perda do jovem:
“É com muito pesar que a Prefeitura Municipal de Rurópolis lamenta a triste notícia da morte do jovem ruropolense morto em combate na Guerra da Ucrânia. Ele tinha 19 anos e faleceu na quinta-feira (28), enquanto servia como voluntário no conflito contra a Rússia. Neste momento de profunda tristeza e dor, manifestamos aos familiares e amigos nossas mais sinceras condolências.”
Leia também:
Deixe um comentário