Operação retira mais de 220 animais de criação irregular na Terra Indígena Apyterewa, em Redenção - Estado do Pará Online

Operação retira mais de 220 animais de criação irregular na Terra Indígena Apyterewa, em Redenção

Os animais apreendidos foram enviados para uma fazenda de quarentena, onde aguardarão a destinação final em conformidade com as determinações do Supremo Tribunal Federal (STF)

Créditos: divulgação

Uma operação conjunta envolvendo Polícia Federal, Ibama, Funai, Força Nacional e Adepará retirou 191 bovinos, 7 búfalos e 25 cavalos da Terra Indígena (TI) Apyterewa, no município de Redenção (PA), na quarta-feira (20). A ação faz parte do esforço contínuo para desintrusão e combate à exploração ilegal na região.

De acordo com as autoridades, parte dos animais já estava na área desde a primeira fase da operação, em outubro de 2023. Outra parte foi apreendida na última segunda-feira (18), pertencente a um fazendeiro que utilizava uma TI para pastagem noturna, conduzindo os rebanhos de volta à sua propriedade ao amanhecer.

O homem foi detido em flagrante por desobediência e para impedir a regeneração das florestas, sendo liberado após assinar um termo de compromisso de comparecimento à Justiça.

Os animais apreendidos foram enviados para uma fazenda de quarentena, onde aguardarão a destinação final em conformidade com as determinações do Supremo Tribunal Federal (STF), na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 709.

A ação ocorreu um dia após a deflagração da Operação Boi Pirata pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal (MPF). A operação investigou o comércio de gado criado ilegalmente na TI Apyterewa, vendido a frigoríficos por meio de documentos fraudados.

A Apyterewa é atualmente uma terra indígena mais desmatada do Brasil, afetada por ocupações irregulares de não indígenas e pela criação ilegal de gado. Em outubro de 2023, o governo federal realizou uma grande operação de desintrusão, iniciando um processo contínuo de retirada de invasores e animais.

Leia também: