A Secretaria de Segurança Pública do Pará (Segup) registrou 2024 como o ano com maior volume de apreensões de drogas na história do estado, com quase 12 toneladas confiscadas. Em uma operação realizada na manhã de quinta-feira (07), na região oeste do Pará, quatro pessoas foram presas em Rurópolis com 334 quilos de drogas, uma arma de fogo, munições e equipamentos usados em atividades criminosas. A ação conto com a colaboração da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Segundo o secretário de Segurança Pública, Ualame Machado, a operação reafirma o compromisso das forças de segurança em descapitalizar organizações criminosas e reduzir o impacto do tráfico no estado. “O Pará já havia batido, no final de outubro, o recorde anual de apreensão de drogas. Em 2024, estamos prestes a atingir a marca histórica de 12 toneladas confiscadas”, afirmou.
A operação, que envolve o Serviço de Inteligência da Polícia Militar, apreendeu um veículo suspeito saindo de Santarém com destino a Rurópolis. O carro, caracterizado como ambulância de hemodiálise, foi interceptado na BR-163, onde agentes encontraram mais de 300 quilos de skunk em um fundo falso, além de uma pistola 9mm, balanças, celulares e dinheiro em espécie.
Enquanto o Núcleo Regional de Inteligência monitorava a ação em Rurópolis, outros pontos de apoio usados no armazenamento e distribuição de drogas foram identificados em Santarém. Nesses locais, a polícia confiscou cerca de 90 kg de substâncias análogas ao crack e maconha, além de armas e munições. Duas pessoas foram presas e encaminhadas à 16ª Seccional Urbana de Santarém.
As forças de segurança destacam que as operações como essas têm se intensificado na região, ampliando a capacidade de enfrentamento ao tráfico de drogas.
Leia também:
Deixe um comentário