Pesquisa Ampla: Toni Cunha ultrapassa Chamonzinho na corrida eleitoral em Marabá

Ainda segundo a pesquisa, 67,3% dos eleitores afirmaram que não mudarão seu voto de forma alguma, enquanto 29% ainda podem reconsiderar sua escolha até o dia da eleição. Confira como está a porcentagem dos candidatos:

Toni Cunha (PL) // Chamonzinho (MDB)

Uma nova pesquisa realizada pelo Instituto Ampla Pesquisa de Opinião Pública, registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número PA-06003/2024, revela que o candidato Toni Cunha (PL) lidera pela primeira vez a disputa para prefeito de Marabá. Os dados foram divulgados neste sábado (14) e indicam uma mudança significativa no cenário eleitoral da cidade localizada no sudeste do Pará.

Na pesquisa espontânea, onde os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados, Toni Cunha (PL) aparece com 29,5% das intenções de voto, ultrapassando o candidato “Chamonzinho” (MDB), que tem 27,5%. Em terceiro lugar está Dirceu Ten Caten (PT), com 6,3%. O levantamento também mostrou que 27,5% dos eleitores ainda não decidiram em quem votar, enquanto 4,4% afirmaram que pretendem anular o voto ou votar em branco.

Espontânea:

Na pesquisa estimulada, onde os nomes dos candidatos são mostrados aos eleitores, Toni Cunha lidera com 39,4% das intenções de voto, seguido de perto por Chamonzinho, que tem 39%. Dirceu Ten Caten mantém-se com 9,4% das preferências. Nesse cenário, o número de eleitores indecisos caiu para 5,5%.

Estimulada:

A pesquisa também investigou a firmeza das intenções de voto. Segundo os dados, 67,3% dos eleitores afirmaram que não mudarão seu voto de forma alguma, enquanto 29% ainda podem reconsiderar sua escolha até o dia da eleição. Entre os eleitores de Chamonzinho, 29,5% admitem a possibilidade de mudar de candidato, contra 21,9% entre os apoiadores de Toni Cunha.

O levantamento mediu ainda a avaliação das gestões atuais. A administração do prefeito Tião Miranda (PSD) é aprovada por 69,3% da população, enquanto a do governador Helder Barbalho (MDB) tem aprovação de 62%. Já o presidente Lula (PT) é aprovado por 41,3% dos eleitores de Marabá, com 53,4% de rejeição.

A pesquisa foi realizada entre os dias 9 e 12 de setembro de 2024, com 800 entrevistados, e tem um nível de confiança de 95%. O levantamento abrangeu 72 pontos distribuídos entre áreas urbanas e rurais de Marabá, englobando diversas regiões geográficas do município.

Leia também: