Juiz do TRE-PA é acusado de favorecer MDB em decisões no período pré-eleitoral

O juiz eleitoral Marcelo Lima Guedes teria tomado decisões que divergem do entendimento usual da corte do TRE, o que tem gerado preocupações.

O juiz é um grande alado de Helder Barbalho

O juiz eleitoral Marcelo Lima Guedes, ex-diretor geral do Detran-PA e aliado de Helder Barbalho (MDB) está no centro de controvérsias devido a suas recentes decisões no Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA). Desde sua nomeação, Guedes teria tomado decisões que divergem do entendimento comum da corte, o que tem gerado preocupações.

As críticas se concentram no aparente favorecimento ao partido MDB em suas decisões, especialmente no caso do município de Tucuruí, governado por Alexandre Siqueira (MDB).

O Mandado de Segurança 0600179-46.2024.6.14.0000, sob a relatoria de Guedes, visa restituir a comissão municipal do partido Solidariedade, liderado por Eliane Lima, que foi destituída pela Comissão Estadual, ligada a Siqueira.

Decisão do juiz.

Guedes negou a liminar duas vezes, e o julgamento do recurso contra o indeferimento está sendo adiado, aparentemente para ser decidido após o prazo das convenções, que termina em 05/08.

Em casos semelhantes ao de Tucuruí, outras liminares foram concedidas por diferentes relatores, mas Tucuruí parece ser uma exceção.

Observadores e críticos afirmam que as ações de Guedes têm beneficiado o MDB, levantando dúvidas sobre a imparcialidade de suas decisões. Essas ações não apenas divergem dos precedentes estabelecidos, mas também afetam a percepção pública da justiça eleitoral.

Histórico

Marcelo Lima Guedes foi diretor geral do Departamento Estadual de Trânsito do Pará (Detran-PA) no período entre 2019 a 2021. Segundo servidores do local que pediram anonimato, Guedes teria sido um dos agentes que levou a greve mais longa da autarquia de trânsito, favorecendo uma política de sucateamento do órgão, incluindo a privatização da vistoria veicular.

O Estado do Pará Online entrou em contato com as partes envolvidas e aguarda posicionamento sobre o caso.

A defesa de Eliane Lima disse, em nota, que espera que a comissão anterior seja restituída em tempo hábil para realizar a convenção do SDD e escolher Eliane Lima como candidata a prefeita do município, lembrando que fim do prazo das convenções ocorrerá dia 05/08.

O prefeito de Tucuruí, Alexandre Siqueira, informou que o partido não possui nenhum processo no TRE-PA, o que não sustentaria a hipótese de favorecimento.

Leia também: