Estudantes da Escola Maria Luiza da Costa Rêgo, localizada no bairro do Bengui, em Belém, questionam e denunciam a decisão que a Secretaria de Educação do Estado do Pará (SEDUC) tomou em relação ao encerramento dos ensinos noturnos de muitas escolas do estado, incluindo o da própria instituição.
Em nota de repúdio postada pela Associação dos Moradores do Bengui (AMOB), populares alegam que o fechamento do turno da noite trará inúmeras consequências para a população, principalmente para os jovens e adultos que trabalham durante o dia e sonham em conseguir uma vida melhor através dos estudos.
“Diante da impositiva decisão da SEDUC do fechamento do turno da noite da Escola Maria Luiza, deixamos os questionamentos:
Quais os motivos do fechamento do turno da noite da única escola do ensino médio do bairro do Bengui que atende a educação de jovens e adultos trabalhadores?
Em que momento a direção da escola representada pela Use/SEDUC procurou a comunidade para tratar sobre o fechamento do turno?”, indagou, nota.
É valido lembrar que a Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9.394/1996), garantem o oferecimento do ensino regular noturno aos educandos. Educação é um direito de todos e para todos, e é obrigação do Governo do Estado viabilizar para que a população tenha esse fácil acesso. É fácil fazer um governo para os mais favorecidos e para turistas. Difícil é lutar e zelar por aqueles que mais sofrem e batalham todos os dias para se manter dignos e conseguir um futuro melhor através do trabalho e dos estudos.
A equipe de reportagem do Portal Estado do Pará Online, entrou em contato com a SEDUC e até o presente momento não obteve resposta.
Leia também:
Deixe um comentário