A partir da madrugada desta sexta-feira (17), Técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente vão investigar, as causas que levaram à morte de peixes na região do Lago Grande, em Santarém. A Prefeitura tomou conhecimento do fato a partir de imagens feitas por moradores e visitantes da comunidade, que passaram a circular na última quarta-feira (16), denunciando a situação.
O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, que é também presidente da Federação das Associações de Municípios do Pará (Famep), na última quinta-feira (16), destacou que a gestão municipal está levantando informações sobre o que estaria ocorrendo na região. A morte dos peixes deixa preocupados moradores e pescadores da comunidade Uruari, uma das 74 que sobrevivem da pesca artesanal na área do Lago Grande.
“O Lago Grande sofre muito com a estiagem, com a seca. Ele, inclusive, deixa de ser navegável quando o nível da água baixa. Está se repetindo em Santarém o que a gente está vendo também no Acre e no Amazonas. Com o nível dos rios cada vez mais baixo e o aumento da temperatura em razão da onda de calor que vem afetando todo o País acaba levando à mortandade de peixes. Mas o Município está atento para tomar providências e o Governo do Estado, que é nosso parceiro, sempre nos dá apoio quando pedimos. Mas o problema lá é a estiagem.”
Leia também:
1 Comentário