Militares dos EUA encerram treinamento nas florestas do Pará - Estado do Pará Online

Militares dos EUA encerram treinamento nas florestas do Pará

Foram três dias incansáveis no meio da floresta amazônica, aprendendo técnicas de sobrevivência. Desta forma, cerca de 150 militares norte-americanos receberam o brevê de SELVA da tropa brasileira, do 2° Batalhão de Infantaria de Selva (2º BIS), responsável pelas instruções.

A Formatura foi presidida pelo General de Divisão André Laranja Sá Correa, chefe do Centro de Coordenação de Operações do Comando Militar do Norte. Ele destacou a resistência dos militares americanos diante dos desafios do ambiente de selva e ainda elogiou a equipe de instrução que conduziu as atividades. “A gente considera que o resultado foi muito bom. Talvez a maior dificuldade para eles foi aclimatação no nosso ambiente operacional. No mais, acredito que conseguimos alcançar o nosso objetivo principal que é a integração entre as forças”.

O Estágio de Adaptação e Vida na Selva (EAVS) marcou a primeira etapa do Exercício CORE23  (Combined Operation and Rotation Exercise), um exercício bilateral entre os Exércitos do Brasil e dos Estados Unidos da América (EUA). “Nós tivemos várias instruções principalmente relacionadas a sobrevivência na selva, construção de abrigos, como obter alimentos, água, fogo, mas também as relacionadas as orientação e técnicas fluviais.”, destacou o coronel Rodrigo Ribeiro, comandante do 2º BIS.  

Durante as instruções, a típica chuva de Belém batizou os militares. Para o militar SPC Vozzela, apesar do cansaço, esta foi uma experiência ímpar. “A gente está molhado 24 horas por dia. Então, acrescenta um pouco mais de peso, mas é bom. Mantém a gente em forma. Em geral, eu amei a experiência”.

A soldado de primeira classe, Casey, destacou que esta foi a primeira vez que teve contato com a região amazônica. “Com certeza não gostei dos insetos, mas foi muito impressionante conhecer a fauna. Os exercícios foram muito divertidos, eu nunca havia feito nada como isto antes, então com certeza é algo para lembrar”.

As próximas fases da CORE23 serão realizadas no estado do Amapá, entre os dias 6 e 16 de novembro, aonde irão desenvolver atividades nos municípios de Macapá, Ferreira Gomes, Oiapoque e no Distrito de Clevelândia do Norte.

Leia também: