Suspeitos de abusar mulheres sedadas são presos - Estado do Pará Online

Suspeitos de abusar mulheres sedadas são presos

Grupo atuava no Pará e outros quatro estados; investigados podem responder por estupro de vulnerável e divulgação de cenas de abuso

Dois policiais da Polícia Federal usando coletes, em um deles se lê “Polícia Federal”, em imagem em close.
Divulgação / Polícia Federal

Uma operação da Polícia Federal (PF) deflagrada nesta quarta-feira (11) resultou na prisão temporária de três homens suspeitos de envolvimento em crimes sexuais contra mulheres que estariam sob efeito de sedativos. De acordo com as investigações, os abusos eram registrados e compartilhados em diferentes países.

Ao todo, sete brasileiros são investigados no inquérito. Além das prisões, os agentes cumpriram sete mandados de busca e apreensão nos estados da Bahia, Ceará, Pará, Santa Catarina e São Paulo. Durante as diligências, foram recolhidos celulares, computadores e dispositivos de armazenamento de dados que devem ser periciados.

As apurações começaram em 2025, após a Polícia Federal ser acionada pela Europol, agência da União Europeia responsável pela cooperação policial entre países do bloco. A partir de informações repassadas pelo órgão internacional, os investigadores identificaram trocas de mensagens entre os suspeitos, nas quais discutiam o uso de medicamentos sedativos e possíveis efeitos colaterais.

Segundo a PF, o material compartilhado pelo grupo continha registros dos abusos, o que ampliou o alcance das investigações para além do território nacional.

Os investigados poderão responder por estupro de vulnerável e por divulgação de cena de estupro. As penas podem ser agravadas a depender do andamento das apurações e do conteúdo encontrado nos equipamentos apreendidos.

Leia também: