Entre vitrines e corredores movimentados, um bloco diferente chamou atenção no Shopping Bosque Grão-Pará. Em vez de trio elétrico, testes rápidos, vacinas e orientações de saúde marcaram a primeira mobilização de ação da saúde no Carnaval no último fim de semana. Agora, a Sesma inicia o “Carnaval da Prevenção” e divulga agenda de ações em Belém, aumentando o alcance das iniciativas de conscientização na cidade.
A iniciativa reuniu uma equipe multiprofissional e levou serviços gratuitos diretamente ao público. Em apenas dois dias, mais de mil pessoas foram atendidas, número que reforça a estratégia de ocupar espaços de grande circulação durante o período carnavalesco. Por isso, Sesma inicia Carnaval da Prevenção e divulga agenda de ações em Belém como parte desse esforço.
Surpreendida pela ação durante um passeio, a médica Naiana Palheta aproveitou a estrutura montada no shopping para atualizar cuidados. “Eu fiz as vacinas de Covid e Influenza. Vi que estavam fazendo a dispensação de PrEP e pensei: ‘já estou por aqui’. Tenho o hábito de fazer testagens regularmente, a cada seis meses, e isso é importante porque a testagem independe dos hábitos sexuais. É fundamental fazer teste rápido para hepatites, HIV e sífilis, porque todas essas infecções sexualmente transmissíveis são tratáveis. Essa é uma estratégia de saúde muito importante”, destacou Naiana.

Ela também ressaltou a importância da ação no período de festa. “principalmente nessa época de carnaval, em que as pessoas estão mais alegres, mas precisam se proteger”. Assim, Sesma inicia ações que garantem prevenção e agenda divulgada em Belém.
A mobilização faz parte de um plano mais amplo da Secretaria Municipal de Saúde para intensificar a prevenção ao longo de fevereiro, mês em que crescem situações de vulnerabilidade às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Em Belém, Sesma inicia Carnaval da Prevenção e, ao mesmo tempo, divulga diversas ações na agenda da cidade.
Até o fim do Carnaval, a Sesma prevê a distribuição de mais de um milhão de preservativos, sendo 1,2 milhão externos e 10 mil internos, além de 250 mil sachês de gel lubrificante. Também está prevista a realização de 2.940 autotestes de HIV em diferentes pontos da cidade.

Os dados reforçam a necessidade da campanha. No ano passado, o Pará registrou 1.307 novos casos de HIV, com 324 evoluções para Aids. Em Belém, os diagnósticos se concentram principalmente entre jovens de 20 a 34 anos, além da população trans e LGBTQIAPN+. Para enfrentar essa realidade, Sesma divulga agenda de ações em Belém e inicia o Carnaval da Prevenção.
Segundo o coordenador de ISTs e Hepatites Virais da Sesma, Reginaldo Júnior, o Carnaval é um momento-chave para dialogar com a população. “A gente entra no clima do carnaval. A Prefeitura já deu o pontapé inicial no CarnaBelém e começamos essa programação de prevenção aqui no Shopping Bosque Grão-Pará. Mobilizamos uma equipe de saúde para realizar testes de HIV, sífilis, hepatites B e C, aferição da pressão arterial, teste de glicemia e facilitar o acesso à PrEP. Com isso, reduzimos as infecções. Neste carnaval, sexo só com camisinha”, orienta.
A programação do Carnaval da Prevenção segue ao longo do mês e vai alcançar outros distritos da capital, ampliando o acesso aos serviços de saúde durante a folia. Vale lembrar: Sesma inicia Carnaval da Prevenção e divulga agenda de ações em Belém, garantindo atendimento em diferentes locais.
Confira a programação:
15/02 (domingo) – Mosqueiro Vila, das 14h às 20h
16/02 (segunda-feira) – Icoaraci, das 14h às 20h
17/02 (terça-feira) – Outeiro, das 14h às 20h
20/02 (sexta-feira) – Desfile do 1º Grupo, Aldeia Amazônica, das 18h à meia-noite
21/02 (sábado) – Desfile do 2º Grupo, Aldeia Amazônica, das 18h à meia-noite
27/02 (sexta-feira) – Desfile do Grupo Especial, Aldeia Amazônica, das 18h à meia-noite
28/02 (sábado) – Desfile do Grupo Especial, Aldeia Amazônica, das 18h à meia-noite. Dessa forma, Sesma inicia Carnaval da Prevenção e divulga agenda de ações em Belém com atividades em diferentes distritos.












Deixe um comentário