A nova seleção do Programa de Pós-Graduação em Biologia Parasitária na Amazônia (PPGBPA) já tem data para começar: 3 de dezembro, com inscrições abertas até 16 de janeiro de 2026. As vagas são destinadas ao preenchimento complementar dos cursos de mestrado e doutorado, ambos vinculados ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade do Estado do Pará e executados em cooperação científica com o Instituto Evandro Chagas (IEC).
O edital prevê 24 oportunidades, igualmente distribuídas entre mestrado e doutorado. Além da ampla concorrência, há vagas específicas para docentes, servidores técnico-administrativos do quadro efetivo da Uepa e do IEC, além de candidatos PcD.
Para o mestrado, poderão concorrer profissionais formados em áreas das ciências biológicas, da saúde ou afins, com diplomas reconhecidos pelo MEC. A participação de candidatos estrangeiros será avaliada pela comissão do processo seletivo.
No doutorado, o requisito central é possuir título de mestre obtido em programas reconhecidos pela Capes, além de ter publicado ao menos um artigo científico em revista indexada nos últimos cinco anos.
As inscrições serão realizadas exclusivamente por meio de formulário eletrônico. Candidatos com deficiência ou inscritos no CadÚnico poderão solicitar isenção da taxa nos dias 3 e 4 de dezembro.
Os programas possuem conceito Capes 4 e são estruturados na área de concentração Biologia de agravos infecciosos na Amazônia, com três linhas de pesquisa:
– Epidemiologia de microrganismos e parasitos;
– Fisiopatologia humana e experimental de processos infecciosos;
– Morfofisiologia e genética de agentes infecciosos, parasitários e vetores de endemias.
As atividades teóricas ocorrem no Campus II do CCBS/Uepa, em Belém, ou nas instalações do IEC, em Ananindeua.
O processo seletivo será dividido em três etapas. A primeira consiste em prova escrita, eliminatória e classificatória. A segunda avalia o Currículo Lattes dos últimos cinco anos, com caráter classificatório. Para o doutorado, há ainda uma terceira fase: entrevista com os aprovados nas etapas anteriores.
Os candidatos devem seguir rigorosamente as orientações do edital, disponível no site da Uepa.
A possibilidade de bolsas de estudo também está prevista, condicionada à oferta de cotas de agências como Capes, CNPq e Fapespa, seguindo a ordem de classificação e critérios internos da Comissão de Avaliação de Bolsas.
Datas-chave do processo seletivo
- Inscrições: 3/12/2025 a 16/01/2026
- Prova escrita: 2/02/2026
- Resultado final: 10/03/2026
- Matrículas: 11 e 12/03/2026










Deixe um comentário