O governador Helder Barbalho (MDB), formalizou a abertura do Pavilhão Pará – Municípios, durante a programação da COP 30, em Belém. A iniciativa conta com a participação de grande parte das administrações municipais do estado, com atividades programadas até a próxima sexta-feira (21) no Centro de Convenções Centenário, da Assembleia de Deus.
O município de Barcarena marca presença entre os expositores, destacando suas particularidades regionais no evento climático de nível global. O prefeito Renato Ogawa e a vice-prefeita Cristina Vilaça prestigiaram o ato de abertura do espaço, apresentando as vocações turísticas, culturais e econômicas da cidade em seu estande.
O prefeito Ogawa enfatizou que o Pavilhão constitui uma excelente vitrine para o público conhecer a rica diversidade do estado do Pará. Ele aproveitou a oportunidade para ressaltar as principais vocações da localidade, conhecida como “Cidade do Alumínio”, chamando a atenção para a sua força logística e industrial. Renato Ogawa informou que Barcarena possui o maior porto da Região Norte e é responsável pela escoamento de 33% de toda a exportação nacional de grãos.
O gestor municipal destacou a importância logística do município, onde está instalada a maior planta de produção de alumina e alumínio do Brasil. No entanto, o prefeito também fez questão de frisar que Barcarena mantém um forte compromisso com a valorização das comunidades tradicionais e ribeirinhas, que são parte fundamental de sua identidade social e cultural.
A relevância de culturas regionais como o açaí e o cacau foi pontuada pelo prefeito, que as considera produtos em alta demanda no cenário mundial. Além da força econômica e logística, Barcarena se sobressai pelo seu engajamento com a resiliência e a adoção de medidas para a prevenção de riscos e acidentes.
Leia também:










Deixe um comentário