A Polícia Federal desencadeou, nesta quarta-feira (19), a Operação Guerra Verde para desmontar um grupo suspeito de explorar ouro ilegalmente dentro da Terra Indígena Kayapó, localizada no município de Redenção, sul do Pará. Além da mineração clandestina, os investigados são apontados por crimes ambientais, lavagem de dinheiro e ocultação de valores.
A 3ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária do Pará autorizou quatro mandados de busca e apreensão, além de medidas cautelares como quebra de sigilos bancário e fiscal e bloqueio de bens. Durante o cumprimento das ordens judiciais, foram recolhidos documentos e celulares que devem ajudar a aprofundar as apurações.
De acordo com a PF, o grupo utilizava empresas de fachada e contas de terceiros para movimentar o dinheiro obtido com a atividade ilegal. A Justiça Federal determinou o bloqueio de mais de R$ 14 milhões, valor identificado como proveniente dos crimes.
As investigações continuam para identificar todos os envolvidos e interromper os danos ambientais causados à Terra Indígena Kayapó, bem como ao patrimônio público.
Leia também:










Deixe um comentário