O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou que voltará a Belém nesta quarta-feira (19) para acompanhar os momentos decisivos da COP30, a conferência da ONU sobre mudanças climáticas realizada na capital paraense.
A confirmação veio por meio de carta lida pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, no último domingo (16). No texto, Lula anunciou que se reunirá com o secretário-geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres.
“Voltarei a Belém no dia 19 de novembro para encontrar o Secretário-Geral da ONU em um esforço conjunto para fortalecer a governança climática e o multilateralismo”, escreveu o presidente.
Agenda intensa nos últimos dias da COP30
Além do encontro com Guterres, Lula participará de reuniões bilaterais com diversos chefes de Estado, diálogos com representantes da sociedade civil, povos indígenas, comunidades tradicionais, além de governadores e prefeitos. A COP30 termina na próxima sexta-feira (21).
Assessores do Palácio do Planalto que acompanham o evento de perto afirmam que o retorno do presidente não é tratado como solução definitiva para os impasses nas negociações, mas terá forte peso simbólico no fechamento dos acordos.
Ponte sobre o Rio Araguaia é inaugurada antes do retorno ao Pará
Antes de embarcar para Belém, Lula cumpre agenda nesta terça-feira (18) no Tocantins, onde inaugura a ponte Xambioá (TO)-São Geraldo do Araguaia (PA), sobre o Rio Araguaia, na BR-153.
De acordo com o governo federal, a nova estrutura consolida um corredor logístico essencial na Região Norte, reduz custos de transporte, facilita o escoamento da produção agrícola e industrial e aumenta a competitividade do Tocantins, do Pará e de toda a Amazônia no mercado nacional e internacional.
Com a volta de Lula à COP30, o Brasil reforça sua liderança nas discussões climáticas globais nos momentos finais da conferência que colocou Belém no centro das atenções mundiais.
Leia também:











Deixe um comentário