O secretário executivo das Nações Unidas para Mudanças Climáticas (UNFCCC), Simon Stiell, fez um forte apelo aos países durante a plenária de balanço deste sábado (15), na COP 30, ao cobrar que os negociadores apresentem resultados concretos e mostrem disposição para avançar nos pontos que seguem travando o debate.
Segundo Stiell, os eixos fundamentais para um resultado equilibrado na conferência já estão identificados. O problema, afirmou, é a falta de comprometimento das delegações em colocar todos os temas na mesa e buscar entendimentos que permitam o progresso.
“As questões que serão fundamentais para um resultado equilibrado e concreto na COP 30 agora estão bastante claras. Mas não está claro se cada um de vocês está preparado para estar à mesa em cada um desses temas. Precisamos superar esse ponto rapidamente. Por isso, exorto que cedam um pouco, para que possam ganhar muito”, disse.
O secretário também lembrou que as prioridades das nações variam, mas todas devem ser tratadas com a mesma seriedade e espírito de cooperação. Ele ressaltou que processos anteriores só avançaram quando houve concessões mútuas, e que a COP 30 não pode ser exceção.
“Os temas que talvez não sejam prioritários para vocês são claramente temas e prioridades para outras nações. O processo produziu resultados sólidos em COPs recentes, e esta deve fazer o mesmo”, completou.
A expectativa é que, com a chegada dos ministros de Estado na próxima semana, as negociações ganhem ritmo e permitam fechar acordos em áreas estratégicas, como financiamento climático, adaptação e mecanismos de mitigação.
Leia também:










Deixe um comentário