Lula exonera temporariamente Celso Sabino e outros dois ministros - Estado do Pará Online

Lula exonera temporariamente Celso Sabino e outros dois ministros

Ministro do Turismo, que tem mandato como deputado federal pelo Pará, deve retornar ao cargo nesta sexta-feira (14) após prazo para indicação de emendas.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) exonerou temporariamente o ministro do Turismo, Celso Sabino, que possui mandato de deputado federal pelo estado do Pará, além de André Fufuca (Esporte) e Carlos Fávaro (Agricultura). As exonerações foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) nesta quinta-feira (13).

A medida é administrativa e temporária, permitindo que os ministros, que também são parlamentares com mandatos ativos, retornem ao Congresso Nacional para cumprir o prazo final de indicação de emendas ao Orçamento de 2026, que se encerra nesta quinta.

De acordo com nota oficial, o Ministério do Turismo informou que a saída de Sabino tem caráter apenas momentâneo.

“O Ministério do Turismo informa que o ministro Celso Sabino reassumiu seu mandato como deputado federal pelo estado do Pará nesta quinta-feira, dia 13/11, para o cumprimento de compromissos parlamentares, com previsão de retorno ao comando da pasta nesta sexta-feira (14/11)”, informou a pasta.

A expectativa é de que Sabino, Fufuca e Fávaro retomem o comando de seus respectivos ministérios já nesta sexta-feira.

Durante o período em que esteve no Pará, Celso Sabino cumpriu agenda relacionada à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que será realizada em Belém, reforçando o papel da capital paraense como sede do maior evento ambiental global do próximo ano.

Leia também: