Gavin Newsom critica governo dos EUA e exalta liderança ambiental da Califórnia na COP30 - Estado do Pará Online

Gavin Newsom critica governo dos EUA e exalta liderança ambiental da Califórnia na COP30

Governador afirma que Washington abandonou responsabilidade climática e destaca avanços do estado em redução de carbono e energia limpa

Foto: Aline Massuca / COP30

Durante a COP30, o governador da Califórnia, Gavin Newsom, criticou a postura do governo Trump, afirmando que os Estados Unidos “abandonaram qualquer liderança e responsabilidade” nas questões climáticas. “É uma desgraça. Mas vamos tentar resolver”, disse, ressaltando a diferença entre os esforços federais e estaduais.

Newsom destacou que a Califórnia lidera a nação na redução de carbono e na promoção de energia limpa, com políticas ambientais modernas desde 1970., enfatizando que o estado mantém programas inovadores para enfrentar impactos das mudanças climáticas, incluindo soluções para habitação e incentivo à energia limpa, servindo de exemplo para outros estados e governos locais. “A Califórnia tem um movimento ambiental sólido e contínuo, que contrasta com a inação em Washington”, afirmou.

Ele também criticou a ausência de representantes do governo federal na conferência e elogiou a China pelo compromisso ambiental. “Os Estados Unidos precisam acordar, porque nosso legado está sendo deixado para trás. A Califórnia não vai abandonar esta corrida… vamos concorrer no mercado”, afirmou, reforçando o papel de liderança do estado frente à omissão federal.

Leia também: