Navio do Greenpeace atraca em Belém e fica aberto à visitação; saiba como garantir uma vaga. - Estado do Pará Online

Navio do Greenpeace atraca em Belém e fica aberto à visitação; saiba como garantir uma vaga.

Navio contempla novo espaço de integração entre a universidade, a Amazônia e a comunidade local.

O Rainbow Warrior, navio-ícone do Greenpeace, atracou na orla do campus Guamá da Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém, esta semana. A chegada da embarcação marcou a inauguração do Trapiche Ribeirinho, novo espaço de integração entre a universidade, a Amazônia e a comunidade local. O espaço fica aberto para visitação do público.

O evento é resultado de uma parceria entre a UFPA, a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) e o Greenpeace Brasil, fortalecendo a presença da Amazônia nas discussões sobre sustentabilidade e mudanças climáticas.

Trapiche Ribeirinho: um legado para além da COP30

Para o diretor executivo da FADESP, Roberto Ferraz Barreto, o novo trapiche representa “um legado que permanece além da COP30”, reforçando o papel da UFPA como ponte entre conhecimento científico e as realidades amazônicas.

A diretora-executiva do Greenpeace Brasil, Carolina Pasquali, destacou o simbolismo de o Rainbow Warrior atracar na universidade:

“Estar na UFPA é estar em um espaço que olha para o futuro, que transforma conhecimento em soluções e faz as críticas necessárias para proteger o planeta”, disse.

Visitação aberta ao público

O Rainbow Warrior permanecerá atracado na orla da UFPA até o fim da COP30. O navio estará aberto à visitação pública gratuita nos dias 8 e 9 de novembro, das 9h às 16h, permitindo que moradores, estudantes e visitantes conheçam de perto as ações do Greenpeace e aprendam mais sobre o trabalho de proteção ambiental realizado na Amazônia e em todo o mundo.