O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recepcionou, na manhã desta quinta-feira (6), os chefes de Estado que chegaram a Belém para participar da Cúpula dos Líderes, evento que antecede a abertura oficial da COP30. O encontro, que se estende até sexta (7), marca o início político das discussões climáticas e deve definir o tom das negociações das próximas duas semanas.
Ao longo do dia, está prevista a sessão plenária de abertura, com pronunciamentos dos líderes mundiais. Lula será o primeiro a discursar, seguido de outras autoridades, entre elas a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
Durante a programação, será lançado o Fundo Florestas Tropicais para Sempre, iniciativa idealizada pelo governo brasileiro para financiar ações de preservação e desenvolvimento sustentável em países com grandes áreas de floresta.
O cronograma inclui ainda um almoço reservado aos chefes de Estado, foto oficial e uma sessão temática sobre clima, natureza, florestas e oceanos. O encerramento do primeiro dia terá a tradicional foto de família e um coquetel oferecido pelo presidente no centro de convenções da capital paraense.
A recepção aos líderes marca o início efetivo das atividades diplomáticas da conferência, que deve reunir milhares de representantes de países, entidades e movimentos ambientais em Belém até o fim de novembro.
Leia também:










Deixe um comentário