Megaoperação no Rio deixa dezenas de mortos em confronto no Alemão e Penha - Estado do Pará Online

Megaoperação no Rio deixa dezenas de mortos em confronto no Alemão e Penha

Com apoio de 2,5 mil agentes das polícias Civil e Militar, ação busca conter avanço de facção criminosa nos complexos; policiais estão entre os mortos

Reprodução X / Deputado Fábio Oliveira

Uma grande operação das forças de segurança do Rio de Janeiro deixou, até o momento, 64 suspeitos mortos e 81 presos nesta terça-feira (28), nas regiões dos complexos da Penha e do Alemão, na zona norte da capital fluminense. A ação, batizada de Operação Contenção, mobiliza cerca de 2,5 mil policiais civis e militares e segue em andamento.

O governo estadual informou que há policiais entre as vítimas, mas os números oficiais ainda não foram divulgados. O governador Cláudio Castro acompanhou as ações no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), onde se reuniu com representantes das forças de segurança.

Segundo informações da imprensa nacional, a operação também deixou três policiais mortos e diversos agentes feridos. Entre as vítimas fatais estão Marcos Vinícius, conhecido como “Máskara”, da 53ª DP, o policial do BOPE Cleiton Serafim Gonçalves e Rodrigo Velloso, que havia ingressado na Polícia Civil há apenas dois meses. Foram baleados policiais das delegacias 26ª, 38ª e 39ª, além de um agente do Batalhão de Ações com Cães (BAC), o delegado e o assistente da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), que também ficaram feridos durante os confrontos.

O objetivo da operação é desarticular lideranças do tráfico de drogas que atuam no Rio e em outros estados, além de impedir a expansão territorial do Comando Vermelho, considerada a maior facção criminosa do estado.

As investigações, conduzidas pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), duraram mais de um ano e resultaram em diversos mandados de prisão e de busca e apreensão. A ação também conta com o apoio de promotores do Ministério Público Estadual.

As comunidades atingidas integram um conjunto de 26 favelas, onde confrontos e bloqueios de vias foram registrados desde as primeiras horas da manhã.

Leia Mais: