“Maria, Missionária Que Nos Dá Jesus”: Tema do Círio 2026 é revelado durante homenagens na Basílica Santuário - Estado do Pará Online

“Maria, Missionária Que Nos Dá Jesus”: Tema do Círio 2026 é revelado durante homenagens na Basílica Santuário

Encerramento da 233ª edição do Círio de Nazaré a já tradicional exibição do projeto “Cores, Sons e Sensações”, que utiliza tecnologia de projeção avançada para criar uma experiência imersiva de arte e religiosidade

O tema oficial do Círio de Nazaré 2026 é “Maria, Missionária Que Nos Dá Jesus”. A revelação foi feita na noite deste domingo, 26, durante um festival de luzes que tomou conta de toda a fachada da Basílica Santuário

Após a divulgação do tema, o Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Belém, Dom Júlio Akamine, fez uma breve oração em frente ao santuário. Em seguida, houve uma sequência de queima de fogos.

Assista:

O encerramento da 233ª edição do Círio de Nazaré a já tradicional exibição do projeto “Cores, Sons e Sensações”, que utiliza tecnologia de projeção avançada para criar uma experiência imersiva de arte e religiosidade, encerrará a programação oficial do Círio de Nazaré.

A abertura do projeto ficou por conta do Madrigal Cantai ao Senhor, grupo independente formado em 2021 e composto por 20 vozes. Regido pelo maestro Yuri Cruz, o conjunto apresentou um repertório eclético que transita entre o erudito e o popular, com o propósito de louvar por meio da música.

O grupo também já realizou diversas apresentações em órgãos públicos, empresas, encontros de coros e igrejas católicas de Belém e passou a integrar a programação do espetáculo, levando harmonia e emoção ao início da projeção.

Segundo o artista visual VJ Lobo, um dos realizadores do projeto, “o vídeo mapping do Círio tornou-se um momento simbólico da celebração, capaz de despertar lembranças, emocionar e aproximar as pessoas, traduzindo em luz e imagem a fé e o afeto do povo de Belém”.

O tradicional show de fogos teve duração aproximada de cinco minutos, iluminando o céu com uma estrutura de 12 metros de altura, instalada no Coração Imaculado de Maria (CIM). Foram 600 candelas e 10 tortas de efeitos Z e W, todas de baixo ruído, para preservar o caráter devocional do momento.

Por medidas de segurança, o Arraial de Nazaré ficou fechado ao público desde 20h e foi reaberto após a sequência dos fogos. Na segunda-feira do Recírio, 27, o local funcionará das 8h às 22h.

Leia também: