O Pará participou, entre os dias 21 e 24 de outubro, da 4ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa LGBTQIA, realizada em Brasília. A conferência tem por objetivo o debate de diretrizes estratégicas para a formulação e o monitoramento de políticas públicas voltadas à população LGBTQIA+.
Entre as 16 propostas aprovadas em nível nacional, uma foi desenvolvida exclusivamente pela comissão paraense. O evento reuniu 43 representantes do Pará, que ativamente colaboraram para a construção do Plano Nacional de Promoção dos Direitos Humanos e da Cidadania das Pessoas LGBTQIA+.
Segundo Gabriela Borja, coordenadora de Diversidade Sexual e Gênero da Secretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos (Seirdh) do Pará, o resultado positivo é reflexo do compromisso e força da representação paraense. “O Pará contou com delegados da sociedade civil e do poder público, representantes de Parauapebas, Eldorado do Carajás, Igarapé-Miri, Belém, Ananindeua e Marituba. Tivemos uma das nossas propostas aprovadas como prioritária, construída pelo Estado do Pará — uma autoria 100% paraense — e aprovada na plenária final. É muito gratificante ver o protagonismo do Pará sendo reconhecido nacionalmente”, declarou.
Com a aprovação da proposta, o próximo passo é a sistematização e envio das diretrizes aos estados e municípios do Brasil. Para Gabriela Brito, diretora de Direitos Humanos da Seirdh, o processo é essencial para o planejamento e implementação de políticas públicas no Pará.
Leia também:









Deixe um comentário