União Brasil determina afastamento e Celso Sabino diz que continuará no governo Lula - Estado do Pará Online

União Brasil determina afastamento e Celso Sabino diz que continuará no governo Lula

Partido informou que medida valerá até a análise final do processo, que pode levar à expulsão permanente do ministro do Turismo da sigla; o prazo é de até 60 dias

O partido União Brasil, por meio da diretoria nacional, determinou o afastamento imediato do ministro do Turismo, Celso Sabino, das funções partidárias, a partir desta quarta-feira, 8. A medida, que foi anunciada após reunião com membros da base executiva do partido, vale até a análise final do processo que pode levar à expulsão permanente do ministro da sigla. Segundo o estatuto do partido, o prazo para que isso ocorra é de até 60 dias.

Em uma coletiva de imprensa, realizada à tarde, Sabino afirmou que vai permanecer no governo Lula. “Pelo bem do turismo e dos serviços que vemos fazendo em todo o país, principalmente do Pará, pela realização da COP 30, eu vou permanecer no governo”, adiantou.

Assista:

Atualmente, Celso Sabino participa das decisões partidárias a nível nacional e ocupa uma vaga na executiva nacional e outra no diretório nacional do partido. Com a decisão desta quarta, ele não poderá mais exercer as funções. Apenas ele votou contra o próprio afastamento.

O ministro do Turismo é alvo de um procedimento, aberto no último dia 30, que o acusa de desrespeitar orientações partidárias, como o ultimato da legenda para a entrega de cargos no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Além deste, Sabino também está no centro de outro processo que pede a intervenção da direção nacional do União Brasil no escritório do partido no Pará, atualmente comandado pelo ministro. Nesta quarta, os dirigentes do partido decidiram que o diretório estadual sairá das mãos de Sabino. Caberá à direção nacional da sigla definir quem vai ocupar a gestão local do União Brasil.

O ministro planeja disputar uma das vagas ao Senado pelo estado do Pará e avalia que o apoio de Lula o ajudaria nas eleições.

“Fico, tenho confiança do presidente Lula e pretendo continuar desenvolvendo os trabalhos que venho fazendo no Ministério do Turismo, tenho apoio da maior parte da bancada”, acrescentou o ministro.

Posicionamento nas redes sociais

Em uma rede social, Sabino falou que vai dar continuidade ao trabalho desenvolvido no Ministério do Turismo. 

“Mesmo diante de todas as pressões do meu partido, não tenho dúvidas de que por todos os projetos em execução, inclusive a realização da COP 30 na Amazônia, o melhor é ficar ao lado dos interesses do povo brasileiro e do povo paraense”, escreveu.

Leia a nota na íntegra:

Leia também: