Museu das Amazônias será inaugurado em Belém com entrada gratuita - Estado do Pará Online

Museu das Amazônias será inaugurado em Belém com entrada gratuita

Complexo Porto Futuro II recebe novo espaço cultural com apoio do Museu Goeldi e foco em ciência, cultura e sustentabilidade.

O Museu das Amazônias (MAZ) será inaugurado para o público no próximo sábado (4), no Complexo Porto Futuro II, em Belém. A entrada será gratuita até fevereiro de 2026.

O Museu Paraense Emílio Goeldi, referência em pesquisa científica na Amazônia há quase 160 anos, foi convidado pelo BNDES a colaborar na criação do MAZ. A instituição participou por meio de um comitê técnico-científico, indicando pesquisadores, definindo temáticas, elaborando o Plano Museológico e fornecendo orientações para o setor educativo. Segundo o diretor do Museu Goeldi, Nilson Gabas Júnior, o MAZ nasce com a missão de democratizar e ampliar o acesso ao conhecimento sobre a região, promovendo conservação e protagonismo local por meio de experiências inovadoras.

O Comitê Científico Interno, presidido por Maria Emília da Cruz Sales, definiu temas norteadores relacionados à Panamazônia, incluindo florestas, manguezais, águas, territórios indígenas e negros, além de perspectivas culturais como estéticas, cosmologias, literaturas, sonoridades e tecnologias amazônicas.

O Goeldi também conduziu três rodadas de escutas com profissionais e organizações sociais da Amazônia, garantindo que o MAZ reflita a diversidade científica e cultural da região. O acervo do Goeldi, que inclui mais de 3 milhões de registros, serviu de referência para a concepção do novo museu.

A realização do MAZ é fruto de uma parceria entre Governo do Pará, MCTI, Instituto Cultural Vale (ICV), CAF e BNDES, com gestão executiva do IDG e do Museu Goeldi, que definiram diretrizes de comunicação, programação e sustentabilidade financeira.

Inauguração do MAZ

  • Data: 4 de outubro
  • Horário: 10h às 20h
  • Local: Complexo Porto Futuro II – Armazém 4ª, Bairro do Reduto, Belém (PA)
  • Entrada: gratuita até fevereiro de 2026

Leia também: