Alepa aprova projeto que reconhece Auto do Círio como patrimônio cultural do Pará - Estado do Pará Online

Alepa aprova projeto que reconhece Auto do Círio como patrimônio cultural do Pará

Proposta da deputada Lívia Duarte segue para sanção do governador Helder Barbalho.

Os deputados da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) aprovaram, por unanimidade, na terça-feira (30), durante sessão itinerante em Santarém, no Baixo Amazonas, o Projeto de Lei (PL) que reconhece a manifestação cultural Auto do Círio como patrimônio cultural e imaterial do estado. A proposta é de autoria da deputada Lívia Duarte (PSOL) e agora segue para sanção do governador Helder Barbalho (MDB).

Criado em Belém em 1993 pelas professoras da Escola de Teatro e Dança da UFPA, Zélia Amador e Margareth Refkalefsky, o Auto do Círio nasceu como projeto de extensão acadêmico e, ao longo dos anos, consolidou-se como parte da programação cultural do Círio de Nazaré, uma das maiores manifestações religiosas do país.

O cortejo cênico popular já havia sido registrado como bem imaterial nacional, vinculado à celebração religiosa. O evento mistura teatro, dança e música, tornando-se um espaço de integração entre artistas e comunidade.

Na justificativa do projeto, Lívia Duarte destacou o caráter plural da manifestação. “A importância do cortejo é justamente por ele ser uma construção plural e multidisciplinar, não só em quesitos acadêmicos, mas na sua interação com o público. O Auto do Círio é mais uma das magias do Círio de Nazaré, visto que cada pessoa é incentivada a criar uma visão própria do espetáculo, assim como criar a narrativa para si, trazendo suas vivências, histórias de vida, identidades, religiosidades etc”, afirmou a parlamentar.

Com o novo reconhecimento, o Auto do Círio passa a ter reforçada sua relevância cultural e simbólica para o Pará, reafirmando o vínculo entre arte, fé e tradição popular.

Leia também: