COP 30: Governo do Pará entrega certificados a 1.500 voluntários, em Belém - Estado do Pará Online

COP 30: Governo do Pará entrega certificados a 1.500 voluntários, em Belém

Ao todo, mais de 2.300 pessoas se inscreveram na plataforma oficial do programa. Desses, cerca de 1.500 já concluíram a formação, e um novo grupo está em fase final de capacitação

O Governo do Pará entregou certificados a cerca de 1.500 participantes do Programa Voluntariado COP 30, nesta terça-feira (30), em cerimônia realizada no auditório do Tribunal de Justiça do Estado. A vice-governadora do Pará, Hana Ghassan (MDB), conduziu a entrega dos certificados, em um momento simbólico que marca o avanço na preparação para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que será realizada em novembro de 2025, em Belém.

Ao todo, mais de 2.300 pessoas se inscreveram na plataforma oficial do programa. Desses, cerca de 1.500 já concluíram a formação, e um novo grupo está em fase final de capacitação, o que deve elevar o número de voluntários certificados para mais de 2 mil.

O curso totalizou 120 horas de conteúdo, abordando temas como mudanças climáticas, turismo, comunicação intercultural, ética e orientações operacionais para atuação em campo. A formação foi coordenada pela Sectet, com foco na qualificação dos participantes para um atendimento eficiente, acolhedor e culturalmente respeitoso.

Durante a solenidade, a vice-governadora Hana Ghassan destacou o papel fundamental dos voluntários para o sucesso da conferência e reforçou o compromisso do Estado com uma COP acolhedora e eficiente.

“É com imensa alegria e orgulho que estou aqui hoje para celebrar um momento histórico. Nesta cerimônia, não entregamos apenas certificados. Entregamos confiança, reconhecimento e, acima de tudo, gratidão. Vocês são parte fundamental da COP 30. Vocês são o coração deste evento. Sigam firmes, sigam confiantes e levem consigo este propósito: mais do que voluntários, vocês são protagonistas da história”, afirmou Hana.

Assista:

Ver no Threads

Segundo o governo estadual, a certificação dos voluntários integra o conjunto de ações do Governo do Pará voltadas à COP 30, com foco em qualificação profissional, acessibilidade, hospitalidade e legado social para Belém e Região Metropolitana. O programa também reforça o papel da juventude paraense na construção de um evento global com identidade amazônica, inclusiva e participativa.

Leia também: