Alunos, pais e professores de escola em Ananindeua protestam contra retaliação da Semed após caso de assédio - Estado do Pará Online

Alunos, pais e professores de escola em Ananindeua protestam contra retaliação da Semed após caso de assédio

Comunidade cobra transparência e segurança após afastamento de professora que participou de reunião sobre denúncias contra colega reincidente

ais, alunos e professores realizaram um protesto, na manhã desta segunda-feira (29), em frente à Escola Municipal Benedito Maia, em Ananindeua. A manifestação foi motivada pelo afastamento de uma professora, alvo de sindicância aberta pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) após ela participar de uma reunião com estudantes para apurar possíveis novos casos de assédio cometidos por um colega.

O professor em questão já havia sido denunciado em 2023 por assediar uma aluna de 13 anos. Na época, chegou a ser afastado, e a mãe da vítima apresentou provas à direção da escola. Apesar disso, o processo foi arquivado e o docente voltou a lecionar em agosto deste ano.

No dia 15 de setembro de 2025, ele foi novamente acusado de tentar beijar outra aluna, também de 13 anos. O afastamento só foi oficializado no dia 17, por meio da Portaria nº 363/2025-GABS/SEMED. Segundo documento obtido pelo portal Estado do Pará Online, desde 2023 já havia recomendação de que o professor não poderia retornar à sala de aula.

Após esse novo episódio, professores se reuniram com alunos para ouvir relatos e identificar se havia outras situações de abuso. A secretaria, porém, reagiu à iniciativa e instaurou uma sindicância que resultou no afastamento de uma das docentes envolvidas, o que provocou a indignação da comunidade escolar.

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (Sintep) classificou a medida como “represália” e participou do protesto ao lado de pais e estudantes, cobrando providências para que os docentes não sejam penalizados e para que a integridade dos alunos seja garantida.

A equipe de reportagem do EPOL, aguarda posicionamento da Semed de Ananindeua.

Leia também: