A Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde/Departamento de Doenças Transmissíveis (DCDT), em parceria com o 1º Centro Regional de Saúde (CRS), Coordenação Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais de Belém, Casa Dia e organizações da sociedade civil, intensificou as ações de prevenção e diagnóstico precoce de HIV, sífilis e hepatites B e C durante a Feira da Diversidade. O evento que integra a programação da 23ª Parada LGBTI+ do Pará, ocorreu neste sábado (27), na Praça Waldemar Henrique, em Belém, e foi aberto a toda a população.
A iniciativa ampliou o acesso a testagens rápidas e gratuitas, especialmente voltadas ao público LGBTI+, além da distribuição de preservativos internos e externos, lubrificantes, autotestes de HIV e materiais educativos. Também foram ofertados serviços de orientação e acesso à Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), como estratégia de prevenção ao HIV.
Os casos detectados durante a ação serão acompanhados para garantir investigação epidemiológica, tratamento adequado e monitoramento contínuo. A iniciativa integra a estratégia estadual de eliminação do HIV, sífilis e hepatites virais como problemas de saúde pública até 2030, em alinhamento com as metas da Organização Mundial da Saúde (OMS).
De acordo com a coordenadora estadual de IST/Aids, Andrea Miranda, a ação aproximou os serviços de saúde da população. “As pessoas puderam atualizar o esquema vacinal contra hepatite B, HPV e tríplice viral, conforme a faixa etária, e receber medicação antirretroviral quando indicado. Essas ações garantem acesso à prevenção, diagnóstico precoce e tratamento, com foco na equidade e no respeito à diversidade”, destacou.
Leia também:
Deixe um comentário