Na manhã desta segunda-feira (22), autoridades e organizadores realizaram a vistoria oficial do percurso do Traslado para Ananindeua e Marituba, uma das romarias mais longas e tradicionais do Círio de Nazaré. O objetivo foi garantir segurança e estrutura adequada para os milhares de fiéis que participam da procissão.
A inspeção contou com a presença da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), DETRAN, Batalhão Águia da Polícia Militar, Guarda Municipal de Belém e Ananindeua, Polícia Militar, SEMOB e SEMUTRAN de Ananindeua.
Durante a vistoria, foram avaliadas condições das vias, presença de buracos, obras em andamento e outros fatores que poderiam interferir no percurso. Entre os principais pontos inspecionados estão:
Entroncamento: análise da retirada de tapume de obra que interdita metade da via;
Shopping Castanheira: verificação do ponto de parada da Berlinda, onde a Imagem Peregrina fará uma descida;
Rua Liberdade (Paróquia Cristo Rei): isolamento de área abandonada e demolição de estrutura com risco de desabamento;
Unama: interdição da passarela em frente e definição de retorno na BR para acesso à universidade;
Avenida Três Corações: avaliação da conversão da Mário Covas para Três Corações e interdição do elevado de pedestres;
Praça Matriz de Ananindeua: ponto final da vistoria, com solicitação de retirada de tapumes.
A DFN afirmou que o percurso não apresenta grandes obstáculos e que as intercorrências identificadas serão resolvidas até o dia da procissão, 10 de outubro, mantendo o mesmo trajeto do ano passado.
Percurso
O Traslado sairá da Basílica Santuário de Nazaré e seguirá por avenidas, rodovias e travessas até a chegada em Ananindeua e Marituba, com duração prevista de cerca de 10 horas e expectativa de reunir aproximadamente 1,5 milhão de fiéis. A organização do percurso é coordenada pela PRF, com apoio da DFN e demais órgãos de segurança e trânsito.
História
Realizado desde 1992, o Traslado é a mais longa das romarias do Círio de Nazaré. Em sua trajetória, a procissão passa por bairros distantes e em situação de vulnerabilidade, aproximando mais fiéis da devoção a Nossa Senhora de Nazaré. Este ano, a Imagem Peregrina fará descidas programadas no Hospital Ophir Loyola, Shopping Castanheira e Paróquia Cristo Rei, no bairro da Guanabara.
Leia também:
Deixe um comentário