Em um momento em que os olhares do mundo se voltam para a Amazônia e Belém se prepara para sediar a COP30, o Sicredi dá um passo importante rumo ao fortalecimento de práticas sustentáveis com a implantação do Programa Bela Cidade, que tem como propósito promover a gestão responsável de resíduos sólidos, conciliando preservação ambiental, geração de renda e desenvolvimento do ecoturismo na região insular da capital paraense.
O projeto-piloto será lançado no dia 24 de setembro, na Ilha do Combu, uma Área de Preservação Ambiental (APA) e um dos destinos turísticos mais procurados de Belém, conhecida por sua gastronomia ribeirinha e beleza natural. Em parceria com a prefeitura de Belém, Sebrae-PA, OCB-PA, Concaves, Composta Belém e Cooppertrans, a primeira fase tem 10 restaurantes locais selecionados para implementar ações que vão desde a instalação de pontos de coleta seletiva até a capacitação de proprietários e funcionários em práticas de separação, armazenamento e destinação correta dos resíduos.
Entre as ativações previstas estão a compostagem dos resíduos orgânicos, a parceria com cooperativas de reciclagem e de transporte para a destinação correta e reaproveitamento de materiais recicláveis e a criação de um selo de reconhecimento à boa prática de estabelecimentos que aderirem às práticas do programa. Além disso, campanhas educativas serão realizadas para estimular a gestão e o consumo consciente dos recursos.
“Mais do que gerar adesão e engajamento do restaurante, o desafio maior será conscientizar o turista sobre a importância da correta destinação do resíduo gerado por ele. Caberá aos restaurantes escolhidos estimular uma mudança de hábitos e costumes não só na destinação em si, mas no gerenciamento do que será gerado, pois o programa prevê a instalação de residuários e composteiras. Os benefícios esperados incluem a redução da poluição nas margens dos rios e igarapés, a valorização do ecoturismo como vetor de desenvolvimento sustentável e a geração de renda para comunidades locais por meio da reciclagem”, detalha Tais Gonçalves, coordenadora de Cooperativismo e Sustentabilidade da cooperativa Sicredi Norte.
Com uma área de aproximadamente 15 km², a Ilha do Combu concentra parte significativa da atividade turística da região, movimentando restaurantes e serviços de transporte. Tornar o destino uma referência em ecoturismo consciente é também um caminho para mostrar ao mundo que iniciativas locais podem inspirar soluções globais para a sustentabilidade.
Os participantes associados Pessoa Jurídica (PJ) do Programa Bela Cidade terão acesso ao pacote de benefícios oferecidos pelo Sicredi, especialmente em soluções para seu fluxo financeiro, reforçados ainda pela Icatu Seguros, por meio da Icatu Coopera, afirmando assim o compromisso com a proteção e o bem-estar dos empreendedores locais. Com esses parceiros, o Programa Bela Cidade se consolida como um exemplo de integração entre meio ambiente, comunidade e negócios sustentáveis.
A ação de lançamento será integrada ao Dia de Cooperar (Dia C) e contará com atividades de mobilização social e educação ambiental, buscando sensibilizar a população e os empreendedores locais sobre a importância da preservação ambiental e da gestão adequada dos resíduos sólidos. “O impacto do resíduo em Belém ainda é muito grande. A cidade hoje produz mais de mil toneladas por dia e menos de 10 toneladas desse montante são recicladas, então a gente vê o tamanho desse impacto e o quanto é importante promovermos ações de conscientização”, pontua Cleomar Abreu, diretor executivo da Sicredi Norte.
SERVIÇO:
Lançamento do Programa Bela Cidade
Data: 24 de setembro
Hora: 11h
Ponto de encontro: (9h. Saída do Terminal Hidroviário Ruy Barata. Praça Princesa izabel, Bernardo Sayão, com Alcindo Cacela. Bairro da Condor.
Local: Agência Sebrae Ilhas, Combu
Leia também:
Deixe um comentário