“Não Deixe o Samba acabar”: tradicional Batuque do Mercado é cancelado, neste fim de semana, por falta de apoio financeiro - Estado do Pará Online

“Não Deixe o Samba acabar”: tradicional Batuque do Mercado é cancelado, neste fim de semana, por falta de apoio financeiro

Suspensão do evento destaca dificuldades de projetos culturais independentes na cidade

O tradicional Batuque do Mercado, realizado todos os sábados no bairro do Jurunas, em Belém, foi cancelado neste fim de semana. O anúncio foi divulgado na noite desta sexta-feira (19) na página oficial do evento no Instagram.

Na publicação, os organizadores explicaram que o projeto é independente e, até agora, contava com o apoio dos ambulantes para viabilizar a festa. Eles destacaram que equipamentos como caixa de som, iluminação e banheiros químicos têm um custo elevado, que precisa ser custeado integralmente pelos responsáveis.

Segundo os organizadores, a verba arrecadada a cada samba já não é suficiente para manter o evento. “Infelizmente, por falta de apoio de verbas estaduais e da iniciativa privada, não temos como arcar com todos os custos”, afirmaram.

O Batuque no Mercado acontece em frente ao Mercado do Jurunas, na esquina da Rua dos Pariquis com a Avenida Roberto Camelier, das 15h às 19h, todos os sábados. A festa é considerada uma tradição local e atrai moradores e visitantes interessados na cultura do samba paraense.

Nas redes sociais, frequentadores da festa não deixaram citar a contradição por falta de patrocínios em eventos locais, na mesma semana em que a cidade recebeu o especial televiso “Amazônia Live – Hoje e Sempre”, organizado pela Rock World e com patrocínio da mineradora Vale, que movimentou um investimento milionário para que o festival fosse realizado.

Festival Lambateria também foi cancelado por falta de apoio financeiro

No inicio do mês, outra programação cultural tradicional em Belém também foi cancelada por falta de apoio. O cancelamento da edição 2025 do “Festival Lambateria” foi feito pela organização do evento, por meio das redes sociais.

Em nota publicada no perfil oficial do festival, os responsáveis explicaram que a decisão se deu devido à falta de recursos financeiros, ocasionada pela diminuição de patrocínios e pelo aumento dos custos de estrutura e serviços necessários para a realização do evento.

O Festival Lambateria, conhecido por valorizar a música e a cultura local, deixa de ocorrer neste ano, gerando lamentação entre fãs e artistas que participam da programação.

Leia também: