A Praça Batista Campos, em Belém, será palco neste fim de semana do encerramento da 15ª edição do Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense. Nos dias 20 e 21 de setembro, das 12h às 20h, o público poderá conferir gratuitamente o “Chefs na Praça” e a tradicional “Farofada”, que reúnem nomes consagrados da gastronomia regional, pratos a preços populares e o desafio da criação de farofas com ingredientes amazônicos.
No total, 14 chefs paraenses apresentarão opções que variam entre R$ 15 e R$ 35, com cardápio que vai de sanduíche de peixe frito no pão de macaxeira a mariscada marajoara, acarajé de feijão de Santarém, pudim de cumaru e até hot dog de pirarucu. Destaque para o prato “Ribeirinho Paraense”, assinado pelo chef Ricardo Nobre, que mistura arroz de tucupi e jambu, camarão cinza, pirarucu e filé de jacaré defumado.
Paralelamente, os chefs Arturo Báez (Porto Combu) e Roberto Hundertmark participam da Farofada, criando versões inéditas da clássica iguaria com ingredientes amazônicos. Entre as receitas, estão farofa de cupim com banana-da-terra e feijãozinho de Santarém e farofa de pirarucu com banana e castanha-do-pará.
Além da gastronomia, a programação inclui música ao vivo. No sábado (20), se apresentam O Mercado do Choro, DJ Estamyna e DJ Desacostumado. Já no domingo (21), o público poderá conferir as Veropa Sessions, DJ Nat Esquema e novamente DJ Desacostumado no encerramento.
O festival também conta com opções de sobremesas e bebidas, como os sorvetes da Blaus e Ice Bode, além de drinks e vinhos do Muamba Bar e da Grand Cru.
Circuito Gastronômico segue até domingo
A programação se estende com o Circuito Gastronômico, realizado até 21 de setembro em 20 restaurantes de Belém, que criaram pratos especiais para o evento. Participam casas tradicionais como Casa do Saulo, Manjar das Garças, Remanso do Peixe e La Traviata, além de novidades da cena contemporânea.
Para o chef Maurício Façanha (Ver-O-Açaí), que apresenta o prato “Pato Martins”, inspirado no criador do festival, Paulo Martins, o evento é uma oportunidade de revisitar a tradição e projetar a cozinha amazônica para o mundo.
O Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense reforça, em sua 15ª edição, o papel de Belém como capital da gastronomia amazônica, unindo tradição, inovação e cultura em um só espaço.
Leia também:
Deixe um comentário