Círio 2025 terá 28 pontos de apoio aos romeiros, dez a mais que no ano passado - Estado do Pará Online

Círio 2025 terá 28 pontos de apoio aos romeiros, dez a mais que no ano passado

Coordenador anuncia também novidade do “Certificado do Peregrino” durante coletiva em Nazaré

Homenageados na coletiva do Círio 2025 receberam reconhecimento pelo apoio dedicado aos romeiros ao longo dos anos

O Círio de Nazaré 2025 contará com um reforço importante para os romeiros que chegam a Belém a pé. Em coletiva realizada nesta quinta-feira (18), o diretor da Cidade de Nazaré e o coordenador de procissões, Paulo André Freitas, anunciaram que neste ano serão disponibilizados 28 pontos de apoio ao longo das rotas de chegada, dez a mais do que em 2024, quando havia apenas 18.

Segundo Andrade, a ampliação é resultado do trabalho conjunto entre órgãos de segurança, logística, trânsito e voluntários, com o objetivo de oferecer melhores condições de acolhimento aos fiéis. “Nós crescemos de 18 para 28 pontos de apoio. É uma forma de dar mais segurança, acolhida e conforto a quem caminha com fé até a Basílica”, destacou o coordenador.

Outra novidade apresentada é o “Certificado do Peregrino”. Em cada posto haverá um QR Code que poderá ser escaneado pelos participantes. A cada cinco check-ins em diferentes pontos de apoio, o romeiro terá direito a receber um certificado oficial do Círio 2025. “É uma maneira de estimular, reconhecer e valorizar o esforço de quem percorre tantos quilômetros movido pela fé”, explicou Andrade.

Homenagem

Durante a coletiva, também foram homenageados apoiadores que contribuem diretamente para a estrutura do Círio. Entre eles, Valter de Souza, de 81 anos, que há 18 anos acompanha a peregrinação dos romeiros que saem da Igreja Matriz de São José, em Castanhal, ao lado da esposa Sheila. Ele contou que cumpre sua promessa com emoção e gratidão à intercessão de Nossa Senhora.

Walter já é voluntário há 18 anos no posto do município de Santa Izabel do Pará